Paulistão 2025: veja como ficaram os grupos, datas e formato de disputa

 

Os grupos do Paulistão 2025:


Por Redação do ge — São Paulo


  • Grupo A: Corinthians, Inter de Limeira, Mirassol e Botafogo-SP
  • Grupo B: Santos, Red Bull Bragantino, Portuguesa e Guarani
  • Grupo C: São Paulo, Novorizontino, Água Santa e Noroeste
  • Grupo D: Palmeiras, Ponte Preta, São Bernardo e Velo Clube

Dessa vez, a lista A de inscritos poderá ter 30 jogadores em vez de 26 como na última edição. Outra alteração será a possibilidade de utilização de até 10 jogadores da lista B - antes eram permitidos no máximo sete atletas em campo do grupo que considera os jogadores da base com pelo menos um ano de clube.


 A preocupação do Conselho Técnico era aumentar a qualidade do espetáculo, aumentar o tempo de bola rolando. Foi legal que participaram alguns goleiros, capitães de alguns clubes. E aumentar essa qualidade tem tudo a ver com os goleiros. Apresentamos o multiball, que é utilizado na Inglaterra, na Alemanha e na Itália. É aquele suporte que fica ao lado do campo para aumentar a velocidade do jogo – disse o ex-jogador Mauro Silva, vice-presidente da FPF.


As novidades da edição de 2025 serão o Velo Clube e o Noroeste, que foram promovidos da Série A-2 neste ano.


Antes do sorteio, a FPF promoveu o conselho técnico com representantes dos 16 clubes da Série A-1 para debater regulamento e a mudança no calendário.

Para 2025, a CBF decidiu antecipar a estreia do Brasileirão, marcada para março, o que vai obrigar os torneios estaduais a começarem mais cedo.


O Campeonato Paulista terá as mesmas 16 datas, mas a primeira rodada será no dia 15 de janeiro. A final está prevista para ser disputada em 26 de março, uma quarta-feira. A razão para isso é haverá uma Data Fifa entre 17 e 25 de março. O Brasileirão começa dia 29 de março.

Outra possibilidade discutida foi uma mudança no critério de desempate no mata-mata. Houve uma votação que incluiu o fator de melhor campanha como alternativa, mas a disputa por pênaltis foi mantida pela maioria dos votantes como fator de desempate em caso de igualdade no tempo normal.